Faculdade de Publicidade: O Que Ninguém Te Conta Sobre o 3º Semestre
Hey, pessoal! Hoje vou contar a vocês um resumo de como foi o meu terceiro semestre na faculdade de Comunicação Social — Publicidade & Propaganda. Bem, nesse semestre tive mais ou menos 8 matérias, um projeto interdisciplinar e vou comentar com vocês um pouco sobre tudo o que rolou durante meu terceiro semestre da universidade.
Tive algumas aulas de matérias obrigadas, uma mais ligada a área do Direito sobre corrupção, outra com foco em administração e outra que é praticamente obrigatória em qualquer curso de humanas; filosofia e ética, que era basicamente sobre isso mesmo, filosofia, moral, ética e sociedade. Essas matérias foram ok, me saí bem nelas e tirei notas altas nas provas e também, nas atividades que eram um pouco complexas, até por serem de temas um pouco maçantes. Outra matéria que tive é uma praticamente universal em qualquer curso da área de comunicação: teorias da comunicação. Era super teórica, que apresentava todos os estudos, teorias e pesquisas culturais feitas na área de comunicação do início do século XX até a atualidade. Era muito conteúdo, muito mesmo, mas eu até que gostei dessa matéria. Criatividade foi uma matéria que dava muitas dicas sobre processos criativos, de como ser mais criativa em qualquer tipo de trabalho publicitário e falava sobre tudo, de poesia a entretenimento. Alguns alunos não gostaram da matéria e reclamaram do pouco conteúdo, mas achei ok, gostei bastante e aprendi muita coisa legal nela.
Direção de arte certamente foi uma das minhas matérias mais queridas. Confesso, desde que comecei o curso já estava ansiosa por ela. Eu já tinha tido uma matéria de direção de arte no primeiro semestre, mas era voltada para conteúdos da internet. Já a direção de arte desse semestre era totalmente focada no audiovisual, no cinema e na TV. O professor apresentava muitos estudos de caso, que era basicamente mostrar uma determinada propaganda e explicar detalhe por detalhe como e porque chegaram naquele resultado. As atividades também eram muito bem elaboradas, as aulas foram maravilhosas e eu fiquei super feliz com tudo o que aprendi nessa disciplina. Por falar em matérias que me deixaram encantada, redação publicitária também foi mais uma delas. O professor dessa matéria era o mesmo do projeto interdisciplinar e ele foi incrível, ensinou muita coisa e os materiais complementares também eram maravilhosos. Tivemos aulas de roteiros, de como escolher bons títulos, de linguagem verbal, linguagem visual, estudos de casos de propagandas recentes e antigas, enfim, o conteúdo foi muito rico mesmo e completo.
Tivemos também uma matéria que abordava toda a história da publicidade e propaganda, dos primórdios até aqui. Era uma matéria muito boa, não lembro o nome agora, mas a professora nos enchia de dicas para construir um repertório forte e muito criativo. Por fim, tivemos mais um projeto interdisciplinar, o meu terceiro do início do curso até aqui. Dessa vez, fiz com quase o mesmo grupo do semestre passado e o projeto envolvia todas as outras matérias como sempre e era focado na criação. Tivemos que escolher uma empresa e criar uma campanha publicitária criativa para ela com tudo o que tem direito, roteiros de comerciais, design para redes sociais, panfleto, fotos publicitárias, etc. A única coisa que não precisaríamos fazer eram os comerciais. O baque inicial foi quando descobrimos que teríamos que ir atrás da empresa, pois no primeiro semestre a faculdade indicou as empresas com as quais iríamos trabalhar, o que na época facilitou tudo. Mas dessa vez, ficou por nossa conta e tivemos que nos virar para achar o cliente.
O projeto tinha 5 etapas e participei ativamente da maioria delas, principalmente das etapas mais difíceis, a 4 e a 5. Fiz roteiros de comerciais, alguns dos designs das fotos, montei o documento final todo, fiz a decupagem técnica dos roteiros que é uma coisa super difícil porque tinha que colocar detalhes de cenário, de personagens, de ângulo de câmera e quase tudo ficou por minha conta. Tivemos alguns imprevistos, problemas, afinal, trabalho em grupo sempre dá treta, mesmo entre amigos, além de problemas para conciliar tudo com todas as outras matérias e os outros cursos que eu fazia. Foi tanto conteúdo que o trabalho final do nosso projeto deu mais de 50 páginas. Mas no final das contas, tiramos a nota máxima, inclusive nas 5 etapas do projeto conseguimos gabaritar todas.
Outra coisa que rolou nesse semestre foram as sempre temidas provas interdisciplinares, aquelas que envolvem todas as matérias. Para fazer essas provas tive que estudar muito, muito mesmo, mas o resultado foi ótimo, apesar deu ter errado uma ou outra questão. Teve uma que fiquei P da vida porque havia selecionado a resposta certa e depois resolvi mudar. E para finalizar, minhas notas finais desse semestre também foram ótimas, a menor para vocês terem uma ideia foi 9. Outras gabaritei, outras fechei com 9 e alguns décimos. Fiquei satisfeita, mas no outro semestre sei que minhas notas foram um pouco melhores e tirei mais notas 10 do que nesse, então no próximo semestre pretendo focar ao máximo para tirar notas maiores.
Quando as férias chegaram foi só alegria porque realmente foi um semestre muito puxado para mim, até porque além de trabalhar, também fiz outros 3 cursos ao longo do semestre e estudava inglês paralelamente. Então foi isso pessoal, espero que vocês tenham conseguido matar a curiosidade sobre como é o curso de publicidade e propaganda, como foi meu terceiro semestre e se alguém tiver alguma dúvida sobre o curso, é só perguntar nos comentários. Até a próxima!
0 comentários