Passou No Sisu? Saiba O Que Você Deve Fazer Agora.

by - janeiro 27, 2025

 


Se você acabou de passar no Sisu 2025, mas não tem ideia do que deve fazer agora, leia a nossa matéria até o fim. Primeiramente, parabéns pela grande conquista. Você precisa saber que a parte mais difícil com certeza já passou, afinal, ser aprovada no ensino superior e ainda por cima em uma universidade pública, não é uma tarefa fácil. Então, se você foi aprovado no Sisu, pode começar a comemorar e respirar aliviado.


Todavia, um cuidado muito importante que você precisa ter é em relação aos prazos. Muitas universidades não seguem aquele cronograma que está no site do Sisu, então você precisa entrar em contato com a sua faculdade ou aguardar o envio do email que ela manda para todos os aprovados, contando com mais detalhes a questão dos prazos. Dessa forma, você vai evitar problemas em relação a se perder nas datas.

Por outro lado, você também deve ficar de olho na questão da documentação. Diferente do Prouni, no Sisu você não vai ter uma lista tão grande de documentos para enviar, não se você passou pela ampla concorrência. Entretanto, se você passou por cotas de renda ou cor, a coisa muda de figura, mas vamos por partes. Aprovados pela ampla concorrência, na maioria das vezes, apenas precisarão enviar os seguintes documentos:

1. Documento de identidade oficial com foto (RG, CNH ou outro documento válido).

2. CPF.

3. Certidão de nascimento ou casamento.

4. Certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar.

5. Título de eleitor (para maiores de 18 anos).

6. Comprovante de quitação eleitoral.

7. Comprovante de quitação com o serviço militar (para homens maiores de 18 anos).

8. Foto 3x4 recente (caso solicitado).

9. Comprovante de residência atualizado.

Contudo, se você foi aprovado no Sisu 2025 pelas cotas PPI, além dos documentos acima, você vai precisar também de assinar uma autodeclaração da sua cor e em alguns casos, também participará de uma entrevista com a banca avaliadora para confirmar essa autodeclaração. Ademais, se essa cota for atrelada ao ensino de escola pública, você também terá que enviar seu histórico escolar para comprovar.

Por fim, se você tiver sido aprovado no Sisu pela cota de renda de 1,5 salário mínimo por pessoa, você terá que enviar vários comprovantes de renda não só seus, mas de todos os membros do seu grupo familiar, como extratos bancários, carteiras de trabalho e contracheques. Cada universidade pede uma lista de documentos específicos, então você deve ler o edital com atenção para não esquecer de nenhum.

Depois do envio dos documentos e de fazer a matrícula, é hora de aproveitar. E sim, essa parte burocrática parece muito chata, mas vale lembrar que será só uma fase e logo você estará curtindo suas aulas em paz e aproveitando muito cada dia na universidade pública. Espero que essas dicas tenham te ajudado pelo menos um pouco a se organizar nessa nova fase da vida acadêmica. Até a próxima! 

Confira também

0 comentários