Como Escolher Uma Boa Faculdade?
Hoje vamos conversar sobre um tema muito importante para quem pretende fazer vestibular ou Enem. Como escolher uma boa faculdade entre tantas espalhadas por aí? Como saber se a instituição para a qual estou tentando entrar realmente vale a pena? Afinal, se você não tomar certos cuidados pode acabar caindo em uma grande furada. Sendo assim, a partir de agora você vai conhecer as melhores dicas para escolher a melhor universidade para você estudar.
Antes de mais nada, o mais importante que você precisa escolher são os cursos. E não, eu não acho que de cara você precisa saber qual o curso que você quer, mas é importante, sim, ter ao menos algumas opções. Afinal, você sempre vai ter uma primeira, uma segunda e até uma terceira opção para competir nos vestibulares, mundo afora. Então, depois que você tiver ao menos 2 ou 3 opções de curso, é hora de partir em busca das melhores instituições para você estudar.
Todavia, outra coisa importante que você precisa saber é que aquela história de que a faculdade quem faz é o aluno tem, sim, seu fundo de verdade. Afinal, não adianta nada você estudar em uma USP se você não se esforça, se não faz a sua parte. Muitas pessoas estudam em faculdades menores e conseguem ótimas oportunidades, conseguem ser bem-sucedidas porque se dedicaram o suficiente e aproveitaram as oportunidades como ninguém. Então, na hora de escolher sua universidade, você também precisa pensar nisso, se você está realmente disposto a dar o seu melhor ou não.
Muitas pessoas já sabem desde criança em qual faculdade querem entrar. Então, tem pessoas que querem muito entrar na UNESP desde sempre e para elas, a escolha da faculdade sempre foi muito simples. Por outro lado, há pessoas que não tem a menor ideia de onde deveriam estudar e é com você que quero conversar. Primeiramente, uma boa dica que você pode seguir é verificar a qualidade do seu curso. Tanto no MEC quanto no Guia da Faculdade você pode verificar quantas estrelas tem seu curso, sendo 5 estrelas a nota máxima. Quanto mais estrelas o curso tiver, melhor. Mas o ideal é que ele tenha 4 ou 5 estrelas pelo menos, já que 3 estrelas é considerada uma nota razoável pelo MEC, mas não muito empolgante.
Aliás, você pode e deve usar as redes sociais ao seu favor durante essa busca de como escolher uma boa faculdade. Por exemplo, em redes como o Facebook você pode procurar por grupos de estudantes e perguntar sobre as faculdades que eles estudam, como são os professores, as aulas, as salas. No Google você também pode pesquisar pelas imagens da instituição para ver se ela não está caindo aos pedaços, mas o ideal mesmo é buscar as opiniões dos próprios estudantes, afinal, é aquele ditado né, por fora, bela viola, por dentro, pão bolorento. Algumas faculdades oferecem visitas programadas para conhecer os campus, use a internet ao seu favor e pesquise tudo sobre a infraestrutura do lugar onde você quer estudar.
Um ponto muito importante também é verificar a grade do seu curso, pesquisando quais matérias ele tem. Cada faculdade tem uma grade diferente e você deve sempre optar pela matriz curricular que mais te agrada, que mais parece tem a ver com você e com o que você quer. Por exemplo, tem faculdades como a minha que você tem que fazer projeto interdisciplinar em grupo, em outras o projeto pode ser individual. Se você não gosta de fazer trabalho em grupo, talvez seja melhor optar por uma grade curricular que não tenha esse tipo de projeto para não se estressar, porque se tem uma coisa que sempre estressa é trabalho em grupo. Ou você pode aproveitar a chance para encarar os temidos trabalhos de grupo de uma vez por todas.
Em termos de empregabilidade, é importante você verificar se a faculdade que você quer tem estágio obrigatório ou não, se encaminha para o mercado de trabalho ou ajuda os alunos de alguma forma. Algumas universidades não estão nem aí para isso e para arrumar trabalho depois pode ser mais complicado ainda. Espero que essas dicas tenham te dado um norte de como escolher uma boa faculdade. Se vocês ainda tiverem alguma dúvida, é só perguntarem nos comentários. Até a próxima!
0 comentários